Saturday, January 28, 2006

Razão da TPM


Mulher: Você não sabe como é! A cada mês, uma mulher mata o que poderia ser uma vida. Imagine quantas mulheres há no mundo! Sendo assim, milhões de possíveis futuros bebês inevitavelmente morrem!
Homem: Não seja por isso. Nós, homens, matamos, por prazer, milhares de possíveis vidas de uma vez só. E, muitas vezes, mais de uma vez ao dia.
Mulher: Serial killers!!!

Saturday, January 21, 2006

O filho do sonho


Ela subiu num banquinho e começou seu simplório discurso.

- Engravidei de um sonho meu. Em pouco tempo, sua bolsa amniótica estourou e ele veio à vida. Só o que me restava era engolir meu sonho. Entretanto, quando fui fazê-lo, engasguei, tossi e ele caiu no chão. Talvez tenha sido melhor assim. E se as enzimas que realizam a digestão o tivessem destruído? Sonhos são muito frágeis hoje em dia...

E o pai, nervoso, quis saber:

-Engravidou, foi? Esse sonho... Como se chama? De onde é? O que faz da vida? Agora vai ter que casar!

Monday, January 09, 2006

De médico e louco... (Todo mundo tem um pouco?)

Me disseram para conversar com os meus leitores. Devo admitir que isso é bem difícil, já que não costumo comprar trato social... Mas então contarei sobre um dos meus planos de "pesquisa de campo": me infiltrar num hospital psiquiátrico e bater um papo com os internos (para poder escrever sobre isso depois, é claro).

O fato é que a loucura sempre foi um tema que me intrigou. Afinal, o que é ser louco? Apenas fugir dos padrões que a nossa querida sociedade julga corretos e normais? Ou será que loucura é desculpa para jogar alguém num centro de exclusão social?
Digo isso, pois é assim que encaro a maioria esmagadora dos hospitais psiquiátricos. Jogam os ditos loucos lá como faziam com os leprosos no passado, impedindo que tenham contato com o mundo fora dos muros do manicômio. Geralmente só se permite a entrada de médicos e parentes de internos. Fato este, aliás, que me fez cogitar a hipótese de internar a minha irmã...
Outro dia, conversando com uma psicanalista (que, por acaso, escreve umas poesias fantásticas!), ela me disse que os internos só pioram em consequência dos medicamentos químicos constantes. E eu me pergunto: Como é possível acompanhar o suposto progresso de uma pessoa nessa situação?

- Você precisa ser paciente...
- Eu já sou, não é? - retrucou olhando para uma das paredes brancas do sanatório.
----- x -----
Sendo assim, faço minhas as palavras de Caio Fernando Abreu... "Loucura, eu penso, é sempre um extremo de lucidez. Um limite insuportável."

Sunday, January 01, 2006

Menino de rua


Sou um menino
Vivo do lixo
E moro na rua
Sob a luz da lua.
.
Sou um menino cansado.
Vivo morrendo
E morro dizendo
"Me dá um trocado?"